Buscar
  • Antonio Assis

Transparência: TCE/PI apresenta ferramenta Painel Covid-19 a dirigentes do Cosems-PI

Atualizado: Mai 21


Coordenadores da Comissão TCE Covid-19, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, participaram, nesta sexta-feira (15), de uma videoconferência com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), para apresentação da ferramenta Painel Covid-19.


Os auditores de controle externo Luís Batista e Geysa Elane Sá, coordenadores da Comissão TCE Covid-19, explicaram como a ferramenta funciona e como a sociedade pode acompanhar as receitas e os gastos destinados aos enfrentamento à covid-19 no Piauí.


Geysa Elane Sá, que é chefe da Divisão Especializada na Saúde do TCE-PI, explicou que o objetivo da ferramenta é trazer transparência à sociedade sobre os recursos que a Administração Pública piauiense vem destinando ao combate à pandemia, reunindo em uma única ferramenta, de forma compreensível, informações sobre os recursos recebidos e as despesas contratadas.


“Essa plataforma envolve diferentes olhares: desde a engenharia, passando pelo núcleo de inteligência, setores de fiscalização municipal e estadual. E a participação do Cosems é fundamental porque os secretários municipais estão na ponta, conhecem cada região”, afirmou Geysa.


Para Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems-PI, trata-se de mais uma importante ferramenta visando a assegurar maior transparência aos gastos públicos durante a pandemia de Covid-19, possibilitando, assim, um maior controle social. 


O Painel Covid-19 Piauí permite que a população verifique o valor total repassado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao Estado e aos municípios piauienses, discriminando o montante de cada transferência, a data do recebimento e quanto deste valor é destinado a ações de enfrentamento à Covid-19, assim como valores totais de contratos, objetos das despesas, principais empresas contratadas até o momento.  Os dados são coletados, de forma automatizada, de publicações oficiais. 


Segundo o levantamento, até o momento está registrada uma receita de R$ 250 milhões destinada ao Piauí, nas esferas estadual e municipal, incluindo recursos oriundos de emendas parlamentares, para o combate à pandemia.


Matéria publicada pelo Tribunal de Contas do Piauí em 15 de Maio de 2020.

© 2018 ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL | FISCALIZA BRASIL - FISBRA | CNPJ: 23.188.150/0001-76